quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Qual a sua idade?

Vamos lá. Quantas pessoas já te falaram algo do tipo: "Nossa como era bom os tempos de adolescente, que eu andava de skate!", ou: "Você não vai parar de andar de skate nunca?", ou esta que eu penso em mandar tomar no cú: "Você já não acha que esta na hora de parar com isto não?" Com certeza é ridículo escutar isto. Mas provém certamente de pessoas leigas com relação ao skate. Podemos perceber que no surf, não acontece isto... Vamos ver o motivo.

O skate teve um crescimento de praticantes desde o seu nascimento até hoje. Porém, o grande crescimento  está na faixa que vai da década de oitenta até hoje (pelo menos por aqui), aumentando exponencialmente nos ultimos 10 anos. É o que se explica no gráfico abaixo:


Este gráfico eu retirei de uma pesquisa que foi feita a alguns anos atrás (100% Skate). Mas agora vou explicar o motivo destes números. O skate foi se tornando com o passar dos anos, desde a sua invenção, além de um esporte, um estilo de vida. Isto com certeza reflete muito no que se diz que "Skate é coisa de adolescente ou criança"... Claro! Geralmente aprendemos nesta época, e  também é nesta época que nos "jogamos mais". Outro fator é que, quando se é apenas um esporte, e neste caso um esporte radical, fica muito mais vulnerável a parar do que continuar pois se corre riscos que a vida adulta não permite e bla bla bla. Mas  quando o skate foi se tornando além de um esporte um estilo de vida, os skatistas começaram a prolongar sua prática a mais tempo ou até mesmo não parar mais, pois se torna uma coisa só (Estilo de vida e esporte, duas coisas essenciais). Isto com o passar dos anos foi se fixando e hoje com certeza encontra-se em uma situação em que o esporte, o estilo e o comportamento são uma coisa só. O que se explica nestes numeros é justamente isto... De três milhões e oitocentas mil pessoas que andam de skate no Brasil, significa que, a faixa de sete por cento não é a menor, e nao significa que é a hora de parar por ser a "minoria", e que a "maioria" são jovens adolescentes de 16 anos. Significa que duzentos e sessenta e seis mil skatistas que estão com a idade acima de 26 anos, são os que mais se identificaram  com o skate, os que estão mais consolidados com o estilo de vida (até mesmo pela idade), e os que com certeza vão crescer nos números de forma proporcional,  muito mais do que os que estão na media das outras faixas. Este fator é um fato consolidado pois o motivo da minoria, também se deve ao fato do skate ser um esporte digamos... Jovem. O que não acontece com o surf, que é um esporte mais antigo. Então, o fato de se acostumarem com pessoas acima dos trinta, e de que esta faixa etária vai ser a que vai aumentar mais proporcionalmente nos próximos anos, é uma questão de tempo. E o motivo do surf não ser olhado com maus olhos por pessoas acima dos trinta é também a sua idade de existência. Ai com o tempo no skate, definitivamente acredito que acabará com esta parada de que skate é coisa de muleque... Skate é coisa de muleque e de gente grande TAMBÉM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário