terça-feira, 30 de abril de 2013

Por que não é um Quimono?

Fiquei um tempo ausente, por problemas de preguiça mesmo.

Sobre a capa da ultima edição da Revista Isto È: Sabemos que a mensagem passada ali, não teve a intenção nenhuma de incriminar o skate, mas sim de passar a imagem de um adolescente, que se diverte como qualquer um (no caso com um skate), e que segura uma arma na mão, vestido com uma blusa de capuz. Foi só para mostrar a contradição: Um adolescente, porém criminoso. Mas vamos aos erros, e a incapacidade, da equipe de criação que fez esta capa:



Veja. Um adolescente com uma arma na mão já é por si só muito contraditório, e mais, não da nem pra imaginar... É assustador pra mim. Se um dia eu ver uma criança de 14 anos com uma arma na mão, eu vou ficar traumatizado. Então eu não preciso acentuar nada, pois já é contraditório, só a imagem de um adolescente com a arma na mão. Tira o skate, ou qualquer outra coisa, pois não é necessário.

Outro erro, que na verdade acredito ser até inocente... A vestimenta do garoto. Quantas vezes já me vesti desta forma? Muitas! Eu e mais um monte de skatista. Porém, a forma de se vestir tem que ser a de um esteriótipo de um bandido... Mas qual é a forma de se vestir de um bandido? Na ideia da massa ignorante e até mesmo deste nicho de pessoas preconceituosas, ignorantes, e que só criam mais problemas, é a forma que esta ai. Ou teria, sentido uma camiseta da Hollister em vez da blusa de moletom??? Pois é, não combina né? Mesmo sabendo e vendo que existe ladrão de terno e gravata... Não combina com o padrão de vestimenta de bandido imposto pela sociedade né? Mas não, fique tranquilo, não é preconceito. 

Sobre o skate na mão do menino. Skate, é um esporte praticado na maior parte na RUA! Drogas se usam na RUA, prostituição é muitas vezes praticada na RUA! Transito, roubos, malandragem, extelionatos, muito do que não presta é feito na RUA, não é mesmo? Pois é, um adolescente que pratica esporte, é bandido, e comete crimes na rua, mas ainda tem o seu lado adolescente de se divertir com um esporte, qual esporte seria? Skate! Agora pensa comigo. Se na intenção da foto, era de colocar algo que faz parte da vida de um adolescente normal, e neste caso sem esporte específico, e sim, um esporte qualquer, pois é hábito de adolescente normal praticar esportes, por que que na mão deste garoto não tem uma raquete de tênis? Uma bola de volei? Um quimono?

Não combina com o padrão bandido imposto pela sociedade né...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

X-Games

Amanhã começa o maior evento de esportes radicais do mundão... Os X-Games! Que  vai ser realizado no Brasil. Enduro, BMX, Big Air (Skate), Vertical (Skate) e Street (Skate), serão as modalidades nos quatro dias de X-Games (18 - 21 de abril).

No skate teremos o Big Air, Street feminino e masculino e Vertical. Big Air envolve muita coragem, técnica é realmente desafiador. Mas é aquela coisa né... É mais legal pra quem é assistido do que pra quem assisti, causa mais impacto pelo tamanho, enfeita mais do que realmente empolga. E se realizarmos uma enquete  perguntando quem vai ser o primeiro colocado. 11 de dez pessoas vão falar o mesmo nome, que é o mais provável. 

Da uma boa enfeitada a modalidade no evento, mas o que é o mais esperado, o mais aguardado, é o Street League. Este vai mostrar aos olhos de quem vê  a técnica o diferencial, a criatividade do skate street. Confesso que nunca fui muito fã de ver campeonatos de street, mas no momento atual, a coisa ta muito diferente, evoluiu muito. E o melhor, a expectativa de saber quem leva, é alta, a incógnita mais ainda. O que faz do Street, na minha opinião ser mais aguardado que todos. Algum palpite pra quem leva?

Agora independente de tudo, o visual sem dúvida é o melhor que os X-Games já viu... O visual do Brasil!


terça-feira, 9 de abril de 2013

Parabéns São Paulo... Mas a rua é pública.

Semana passada fomos surpreendidos com a fantástica notícia da prefeitura de São Paulo, com a revitalização de lugares "abandonados" para a criação de spots e plazas destinados ao skate. Uma realização de um sonho e fortalecimento do skate, um desafio para a prefeitura, e um exemplo para as outras cidades. Cidades adjacentes e subjacentes... Copiai-vos!

Claro que esta ideia não surgiu pela primeira vez da prefeitura de São Paulo. No final da década de noventa a cidade de São Bernardo do Campo, também foi alvo deste belo projeto, mas infelizmente, não foi dado continuidade e nem acompanhamento ao que já tinha feito, até cair em desuso. O foco foi a bela, e fantástica pista no centro da cidade, que o local infelizmente se remete muito ao localismo babaca litorâneo... Mas enfim, não vamos falar de picuinhas desavenças ou besteiras do genero.

Até agora já foram definidos quatro locais para a realização do projeto. Um deles, o único que eu sei, ou que foi divulgado, foi o Pq. Dom Pedro II. Realnente perfeito, "Centrão Cinza","Rua" , muito a cara do skate!

Agora o que não pode é achar o que o sub-prefeito da Sé Marcos Barreto acha, sobre as consequências do projeto, de que "Assim, os skatistas deixam de andar em lugares inapropriados como a Av. Paulista".

Veja a rua é pública. Jânio Quadros não existe mais. E a obrigação da prefeitura de dispor de lugares para a prática de esporte, não só do skate, é dever da cidade. Não se pode vincular uma coisa com a outra, mesmo porque isto não vai deixar de acontecer. O skate sempre vai estar presente aonde o local for skatável. A conscientização por parte dos skatistas já existe. Após as 22 na paulista é o horário... Não atrapalha e ninguém é atrapalhado! A ideia é realmente uma realização que eu acredito que outras cidades seguirá o exemplo. Mas  não se pode vincular isto, mesmo porque, este vínculo pode acarretar violência pelo fato de no futuro se ter argumento por parte das autoridades abusivas. A praça Roosvelt, poderia ter passado anos a fio nas traças, se não fosse o skate, que esteve sempre presente na praça. E não significa e não significou que a reforma, gerou a proibição do skate. As praças serão novos picos... Para somar com os existentes.




quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cansado.

É engraçado quando você começa a andar de skate . Anda todo dia, só pensa nisso e tal... Beleza. Geralmente esta é uma situação de quando temos pouca idade, temos mais folego, tempo, e menos dinheiro! Quando comecei a andar, um skatista mais velho me disse: "O dia que você conhecer a primeira buc... você para de andar. Realmente você da uma diminuída rsrsrsrs. Já vi muitos parando, mas eu e muitos continuaram.

Ai vai indo... E você começa a ter as responsabilidades que a vida te cobra, o trabalho, estudos, família, ou nova família; sempre algo que dificulta mais o skate, mas ai você mantem o lance de skate skate skate.

Ora, tem momentos que não da pra andar, e tem momentos, que você não quer andar. Parece que o fato de falar que não quer significa que você não queira andar de skate mais, ou que não gosta mais, se cobra por isso. Não dá não dá, não quer não quer. Ninguem deixa de ser skatista por isto. Fica o recado ai, pra quem acha que pra ser skatista tem que viver em cima do skate. A roda fica amarelada as vezes. Mas vamos ser skatistas da mesma forma.




terça-feira, 2 de abril de 2013

Why I Don't Skatebord

Por que, eu não ando de skate? Por que é simples: Você não é skatista! O skatista, vai muito mais além do simples fato de andar de skate: Estilo, comportamento, andar mesmo de skate... O seu ambiente vai ficando em torno do skate. Não e só andar, principalmente se seu skate for aqueles skates gigantes! O tal do Longboard. Só de ter este nome que se relaciona com uma espécie de prancha de surf, já me soa estranho... Mas enfim, cada "Hollister" com a sua mania!

Why I Don't Skateboard, é um blog gringo, feito por SKATISTAS, que mostram inúmeras fotos, de pessoas que não são skatistas, e colocam o skate em qualquer lugar como se fossem, ou como ser skatista, é apenas ter um skate. Abaixo das fotos comentários sarcásticos e irônicos! Muito  engraçado as fotos, que não deixam escapar nem as crianças! Vida longa ao verdadeiro skateboard! Abaixo algumas das fotos do blog:




Estranho, ta mais pra qualquer outra coisa o que pra skatista!

Link abaixo senhores: