A milenar cidade de Cabul, com cerca de três mil anos, Capital do polêmico Afeganistão, foi por muitos anos uma cidade disputada por muitos reinos devido sua localização, até em 1776 se tornar a capital do Afeganistão.
Hoje todos sabem a situação que passou Cabul depois da invasão Russa na década de 70. Conflitos e mais conflitos, a cidade que antes era uma cidade tranquila e com recursos na década de 70, foi devastada, por estes conflitos e por organizações criminosas que se misturam com religiosas, Talbian e toda esta merda, que só fizeram o mau para aquela população. Desde 2003, Cabul tenta se reconstruir com muito esforço e muita dificuldade, até chegar aonde era antes de toda esta maldade que acompanhamos no passado.
Sabemos que em muitos casos na história do esporte, muitos países que viviam em conflitos, se tornaram pacíficos pelo menos no momento da prática do esporte, que é um momento que se torna único e que de fato já é pacifico por si só, nem sempre, mas na maioria com certeza.
O skate é um esporte completamento desportivo. Sem adversários, sem conflitos, sem disputas que chega a brigas ou discussões. O skate é o esporte que todos andam juntos sem nenhum tipo de disputa. Uma energia que no momento Cabul precisa.
E esta acontecendo. O skate chegou em Cabul! Skatistan, é uma ONG, que cuida de fazer isto por lá. Escola de skate no Afeganistão. Além de arte e a cultura do carrinho. Existe o livro "Skatistan - The Tale of Skateboarding in Afeganistan", conta toda esta cena, que esta acontecendo na nova geração do Afeganistão, conhecendo o esporte e a arte do skate. É o skate de Burca! Fenomenal, é a alegria dos guris, com o skate no pé, ou assistindo esta aproximação maravilhosa, para o povo Afegão. Vale muito a pena conferir este livro. Tem um vídeo ai em baixo para dar uma olhada no que esta acontecendo por lá. Arrepia! Uma iniciativa que merce muito. Viva o skate da paz! Viva Cabul!
SAKATISTAN! TO LIVE AND SKATE IN KABUL!
Segue link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rJWHm0v5MYw
Fonte: Revista TPM.
Segue link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rJWHm0v5MYw
Fonte: Revista TPM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário